Você é inteligente emocional?

As relações de trabalho mudaram muito no início do século passado as ocupações agrícolas dominavam, veio a revolução industrial que abocanhou grande parte da mão de obra disponível, o sistema bancário também teve seu momento.

A automação e a revolução da internet trouxe além de um novo modo de vida uma diferença significativa nas relações de trabalho, as ocupações ligadas a serviços é a que mais oferece oportunidades, principalmente nos centros urbanos. Nesta altura do texto você se pergunta e o que tem isto com o titulo deste texto: Você é inteligente emocional?

Tem absolutamente tudo, visto que o serviço não acontece sem gente e a base do serviço é o relacionamento e o principal ingrediente do relacionamento, o que dá aquele tempero especial é a inteligência emocional, nossos cinco sentidos estão o tempo todo “ligados” e funcionam como radar, captando e analisando dados, nem sempre estes passam pelo consciente, mas sabemos muito bem quando um pessoa está irritada, desatenta ou até com tendência a atitudes agressivas.

Não se engane esta percepção pode ser facilmente notada pessoalmente, mas no mundo digital por meio das mensagens e imagens que postamos, demonstramos muito mais do que o óbvio. O empreendedor Eric Schiffer, lista os 5 hábitos que pessoas com controle sobre suas emoções utilizam para ter sucesso tanto no trabalho como em sua vida pessoal:

1 – Seguir ações em vez de palavras: Essas pessoas seguem prazos? Prospectam negócios? Fecham acordos? O que elas estão fazendo em vez de falando? Nos assuntos pessoais e no mundo dos negócios, falar é fácil. Agir é o mais difícil.

2 – Tenha controle de si: Todas as pessoas possuem sentimentos e, às vezes, coisas pequenas tomam forma de bolas de neve e se tornam coisas grandes, sem nenhuma necessidade. Pessoas emocionalmente inteligentes sabem quando estão prontas para entrar em colapso e percebem antes de explodirem. Todos têm dias ruins, todos têm seus problemas. Não leve um incidente ou um dia ruim como uma verdade universal – siga em frente.

3 – Foque em seus objetivos: Para ser bem sucedido na vida e nos negócios, ter a visão focada no objetivo maior é fundamental. “Quando você tem o objetivo maior como sua prioridade máxima, é mais fácil de negociar com um cliente difícil, criar parcerias lucrativas para ambos e focar suas energias no que é mais importante, em vez de se preocupar com pequenas perturbações”. Foque na colaboração e na convivência.

4 – Limpe-se das impurezas emocionais: Negócios e relacionamentos bem sucedidos se alimentam de boas energias, pessoas negativas podem destruir uma empresa. “Se alguém consome suas energias ou faz você se sentir mal com você mesmo, junte forças e siga em frente”.

5 – Mantenha contato: Um relacionamento não durará a vida inteira, isto não significa que as duas partes precisam se tornar inimigas. “Quando a ponte ainda está disponível, mais oportunidades para melhorar suas experiências irão aparecer”, mantenha convivências saudáveis.

Consultora, Diretora do INFOCC,

Personal e Professional Coaching

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