Ética é treinável?

Ultimamente em vários momentos estive presente em discussões profissionais em torno da ética, até que ponto a empresa consegue treinar os profissionais e conseguir que os padrões éticos estabelecidos sejam seguidos harmoniosamente por todos.

Basicamente sou uma pessoa de fé, acredito no ser humano e na sua capacidade de se reinventar, ao longo de mais de 30 anos de profissão, trabalhando principalmente com prestação de serviços, tenho tido várias surpresas agradáveis e outras nem tanto.

O principal aprendizado que tiro da observação prática é que a forma com que me sinto não altera em nada a atitude as outra pessoa, e eu somente sou responsável pelas minhas atitudes, e mais quando temos que orientar um colaborador é importante ter consciência que pedir desculpas e dizer que não fará mais, não altera a sua natureza; a pessoa com o passar dos anos não muda só porque disse que vai mudar, para alterar-se comportamentos e hábitos é preciso querer e ter perseverança  para seguir as metas de mudança, o “orai e vigiai” é um ótimo conselho.

Desta forma aprendi a observar cenários e sinais que facilitam o melhor entendimento de certas atitudes e principalmente entender que a pessoa é assim, o que aconteceu não vai mudar, mas a interpretação que eu faço do fato depende só de mim como as decisões e atitudes subsequentes.

E como podemos usar esta reflexão no dia a dia:

  • Sou responsável pelo meus pensamentos, sentimentos e palavras;
  • Nem tudo o que acontece é por causa de mim;
  • A responsabilidade ética começa em mim;
  • Posso liderar pelo exemplo;
  • Posso ser firme e dócil.

Vamos lembrar do monge que foi tentar salvar o escorpião que estava se afogando e foi picado, quando foi tentar ajudar outra vez um pessoa que estava olhando disse o escorpião vai picá-lo novamente, então o monge pegou uma folha e salvou o escorpião e respondeu a natureza do escorpião é picar, isto não muda a minha que é ajudar.

Abraço a todos

Boa Semana

Teresinha Daninger Isobe

Consultora, Diretora do INFOCC,

Personal e Professional Coaching

Deixe uma Resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

Você deve usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>