Emprego ou Carreira?

Atualmente pessoas de várias gerações convivem no mercado de trabalho, a forma de encarar a atividade profissional de geração em geração vai sendo alterada, por exemplo, na geração dos meus pais era uma tendência a pessoa querer trabalhar no serviço público por causa da estabilidade ou trabalhar em uma ótima empresa e lá se aposentar.

Hoje em dia ainda existem pessoas que pensam assim, mas muitos profissionais pensam exatamente ao contrário, pensam na sua carreira e não imaginam passar 30, 40 anos em uma mesma empresa.

Sabemos que muitas pessoas não pensam nem de um jeito nem de outro, simplesmente querem um emprego, fazem o mínimo possível, são estudantes assíduos dos benefícios e vantagens que a legislação permite, a ideia de muitos é usar o máximo de recursos a seu favor, para assim trabalhar pouco e ganhar o máximo com o mínimo de esforço.

Mas, quero conversar com você, que não está em nenhum dos casos acima, você que tem um sonho e o seu foco é realizar-se por meio do trabalho, para isto você estuda, planeja, vai atrás de oportunidades. Reflito a questão do título Emprego ou Carreira? Respondo para você:

Empreso Sim: Quando este vai de encontro aos seus valores e fornece ambiente saudável para o desenvolvimento de todos, neste tipo de empresa vale a pena ficar, mesmo porque os anos passam e o seu trabalho não será o mesmo, você percebe que está crescendo junto com a Empresa e o tipo de gestão é voltado para o desenvolvimento pessoal do colaborador e da equipe.

Carreira Sim: É importante sempre ter foco no seu desenvolvimento pessoal, uma carreira não é para a vida toda, hoje em dia vemos muitos profissionais bem sucedidos que ao se aposentarem iniciam uma nova carreira profissional, muitos até voltam para os bancos escolares e desenvolvem uma segunda ou terceira carreira de forma tão brilhante como desenvolveu a primeira.

E o sonho, sim também: Nunca abra mão dos seus sonhos e objetivos, é importante mantermos a nossa individualidade, não se somente “o João da Empresa x”, seja o João da Silva que trabalha na empresa x, mantenha os amigos e os relacionamentos profissionais e pessoais saudáveis, não é possível ser um ser humano de segunda e ter uma carreira de primeira.

Enfim ame o que você faz e faça tudo que tiver de fazer ser uma grande experiência, aprenda com os erros e acertos e tenha sede de aprender. Deixo para reflexão esta recente e verdadeira história:

Teresinha Daninger Isobe

Consultora, Diretora do INFOCC,

Personal e Professional Coaching

Deixe uma Resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

Você deve usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>