Como lucrar com a arte de servir e encantar clientes

Li um artigo do Evaldo Costa publicado no Boletim da HSM com este título, ele fez uma comparação entre o atendimento em duas situações distintas que aconteceram com ele: uma o vendedor nem se levantou para atendê-lo e praticamente o ignorou em outra foi tão bem atendido que consumiu acima do que consumiria normalmente.

Pensei na área da saúde e principalmente em nós que trabalhamos com atividade física voltada para o condicionamento, saúde ou performance, qual o nosso diferencial? Será somente a técnica? Então como explicar a diferença do sucesso de dois professores que utilizam aulas com mesma estratégia técnica com resultados diferentes: uma sala está sempre cheia de alunos e outra vazia?

Peço licença para emprestar parte do texto do artigo do Evaldo Costa, que cita:

Para Jack Welch, os produtos representam 15% e os serviços 85% na composição do sucesso dos negócios na atualidade. Certo ou errado, uma coisa podemos ter em mente: alcançar o triunfo exige alinhamento da qualidade de ambos. Se não tivermos pessoas bem preparadas, de nada adiantará ter produtos exuberantes. Precisamos abandonar os antigos paradigmas e nos conscientizarmos de uma vez por todas que a venda é conseqüência de alguns atributos dentre os quais se situam a excelência do atendimento, a transparência da negociação, a qualidade dos produtos e serviços e a âncora da credibilidade, onde o respeito ao legal e ético fazem uma enorme diferença. Lembre-se: “o sucesso não é uma chance, é uma escolha”. (grifo meu)

Analisando a citação acima, vamos primeiro falar do produto que vendemos como profissionais de educação física, fisioterapia e áreas afins, temos conhecimento intelectual e técnico, organizamos este conhecimento em forma de programas de condicionamento, estética, reabilitação, etc; vendemos aulas ou seção terapêutica isto é serviço aos nossos alunos / clientes, cada dia que entramos em contato com eles temos a oportunidade de nos superar na excelência do atendimento para finalizar a cada mês entregamos o relatório com a avaliação comparativa dos resultados obtidos até o momento isto fortalece nossa credibilidade demonstrando que entregamos de fato o que prometemos.

Como vimos até o momento não foi necessário descrevermos em que ambiente isto acontece se em uma academia 5 estrelas ou na casa do cliente, o que de fato faz a diferença é você profissional é o momento do atendimento, é o comprometimento em servir, em fazer o melhor, em superar as expectativas a cada dia.

Para isto não precisamos de nada mirabolante, mas sim conhecimento, planejamento, estratégias e principalmente entendermos que para ter sucesso em nossa profissão precisamos dominar muitas competências diferentes, faça uma auto-análise constante, cuide dos detalhes, melhore os procedimentos diários e procure cursos de atualização profissional de qualidade.

Faça um planejamento da sua carreira para os próximos dois anos e veja onde você quer estar? Com quantos clientes? Com qual retorno financeiro? Pense nisso. Planeje seu futuro e colha os frutos do sucesso construído pelo planejado.

Uma resposta para Como lucrar com a arte de servir e encantar clientes

  1. Yochio Isobe says:

    Realmente a mudança de padrão da população, traz como consequencias também o aumento do padrão de atendimento, qualidade, rapidez, e não só do consumo em si.
    O que exigimos temos a obrigação de oferecer na mesma medida, no mínimo.

Deixe uma Resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

Você deve usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>