Correr Emagrece

CRISTIANA ARCANGELI – CORRER EMAGRECE
CORRER EMAGRECE; VEJA AS DIFERENÇAS DA CORRIDA DE RUA E DA ESTEIRA

por Tamirys Collis
Exercícios aeróbicos intensos como a corrida são muito eficazes para quem quer perder peso. Essa prática virou moda e ela pode ser classificada em duas categorias: corrida de rua e na esteira. Para quem pensa que ambas têm o mesmo efeito, está bem enganado. Existem diferenças básicas entre as duas modalidades. Veja qual mais se encaixa no seu objetivo e comece a correr desde já.De acordo com o personal trainer Alexandre Bró, a principal diferença é que quando corremos na rua precisamos deslocar nosso corpo para frente através da alavanca da nossa passada, enquanto na esteira, a alavanca de transferência é feita pelo movimento da própria esteira. Mas o que isso significa na prática? Por conta do esforço ser maior quando fazemos corrida de rua, acabamos fazendo a atividade com maior intensidade e, desta forma, gastamos mais calorias.Porém, da mesma maneira que a corrida de rua exige maior esforço, ela também oferece mais impacto, ou seja, mais riscos de lesões à médio e longo prazo. Segundo Maurício Póvoa Barbosa, ortopedista e médico do esporte da Clínica Orthobone, as esteiras oferecem até 30% menos impacto que a corrida de rua por conta da tecnologia dos equipamentos. “Neste caso, uma boa solução para a rua é alternar o tipo de terreno para grama ou terra, medida que ajuda a diminuir o impacto”, afirma o personal trainer Alexandre Bró.
Outra diferença é que na esteira, há controle da intensidade do exercício, já que o equipamento mantem a velocidade programada e pode ser 100% plana, ou seja, sem aclive ou declive. Já na rua, o ritmo oscila de acordo com a inclinação das ruas e o cansaço do corredor.
Para iniciantes que ainda não têm o hábito de correr, a dica é começar aos poucos, independente de qual das modalidades escolher. “O mais importante para quem está começando é promover um aumento gradativo das distâncias e alternar corrida e caminhada”, diz Alexandre, que também recomenda treino de musculação para preparação do corredor. “Muitas vezes nosso pulmão e coração tem energia de sobra, mas nossas articulações, músculos e tendões não. Então, é importante promover um fortalecimento adequado para evitar lesões”, complementa.
Veja as principais diferenças entre corrida de rua e na esteira, de acordo com os especialistas, e escolha qual mais se encaixa no seu objetivo:
Rua
Há maior esforço para correr na rua, porque precisamos deslocar nosso corpo para frente através da alavanca da nossa passada, enquanto na esteira, a alavanca de transferência é feita pelo movimento da própria esteira;
- Pode ser praticada em qualquer lugar, sem pagar nada;
- O ritmo oscila de acordo com a inclinação das ruas e o cansaço do corredor;
- A resistência do vento representa um esforço até 10% maior;
- Há também uma maior motivação em correr entre paisagens dinâmicas;
- A troca de calor do corpo com o ar fresco favorece a manutenção da hidratação corporal e da regulação térmica.
Esteira
A tecnologia das esteiras é capaz de amortecer o impacto em torno de 10% do peso corporal e assim evitar lesões à médio e longo prazo, o que não acontece na corrida de rua;
- O treino na esteira geralmente é mais monótono, porque é feito em locais fechados, mas há possibilidade de assistir TV, por exemplo, enquanto estiver correndo;
- Nesse caso, a prática independe das condições do tempo (chuva, frio) já que é feita em ambiente fechado;
- O ritmo é constante, ditado pela esteira;
- O treinamento em esteira nos possibilita ter total controle do que está acontecendo durante o treino, como gasto calórico, frequência cardíaca, velocidade e inclinação. E um treino intervalado ou fartlek onde você corre 2 minutos forte e 2 fracos, por exemplo, você pode estar controlando a distância, sabendo exatamente que distância percorreu em cada intervalo, podendo assim verificar se está conseguindo manter o esforço proposto.
Fonte:
http://cristianaarcangeli.com.br/corpo/correr-emagrece-veja-as-diferencas-da-corrida-de-rua-e-da-esteira/

Uma resposta para Correr Emagrece

  1. Não discordo do profissional, frequento academia desde 1972 e sou instrutor de ginástica desde 1980 e vejo que nas ruas alem dos problemas climáticos e poluição, sem contar os assaltos e acédios, tem tambem os problemas de biotipos, as pessoas não tem condições de se avaliar se são obesas, magras demais e com certeza o exercício na rua pode ser mais prejudicial que acompanhada com um bom profissional o que é dificil hoje em dia.
    Eu prefiro que esses casos sejam acompanhados em academias com bons profissionais e a musculação é mais indicada acompanhada de uma dieta, com certeza o resultado será muito mais saudável e prazeroso.

    obrigado pela oportunidade.

Deixe uma Resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

Você deve usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>